sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

O QUE É O SARCOMA DE EWING?

O sarcoma de Ewing é uma forma de tumor ósseo maligno (câncer nos ossos) que atinge principalmente crianças e adolescentes. É uma forma rara de câncer, e mais freqüente em meninos brancos entre 10 e 20 anos, sendo mais raro em meninas, e também muito raro entre negros e asiáticos, bem como em adultos. O risco de metástase é grande. Ao momento do diagnóstico, 25% dos pacientes já têm uma disseminação metastática (40% nos pulmões, 30% nos ossos, notadamente na coluna vertebral, e 10% na medula óssea). Os ossos mais afetados geralmente são os ossos longos (como o fêmur, a tíbia e o úmero) e a pelve. O tratamento se dá com remoção cirúrgica, quimioterapia e radioterapia. A sobrevida em 5 anos é de cerca de 75%. Sintomas - Na histologia, o sarcoma de Ewing é conhecido como um tumor de pequenas células redondas e azuis. Geralmente aparece como uma saliência no osso, detectada por meio de biópsias. Se apresentam como dolorosas massas crescentes e o local afetado frequentemente é sensível, quente e edemaciado. Alguns pacientes apresentam achados sistemicos, incluindo febre, elevação da velocidade de hemossedimentação, anemia e leucocitose, que mimetizam uma infecção. O sarcoma de Ewing é mais comum em homens e geralmente se manifesta na infância ou início da vida adulta, com um pico de ocorrência entre 10 e 20 anos de idade. Pode ocorrer em qualquer região do corpo, mas ocorre mais frequentemente na pelve e nos ossos tubulares longos. As diáfises do fêmur são os locais mais comuns, seguidos pela tíbia e úmero. Trinta por cento são metastáticos na sua apresentação. É um tumor positivo para o marcador CD99 e negativo para o CD45.

O QUE É O SARCOMA DE KAPOSI?

O sarcoma de Kaposi é um tumor maligno do endotélio linfático. A enfermidade foi descrita pelo médico húngaro Moritz Kaposi em 1872 em Viena, dando-lhe o nome de "sarcoma múltiplo pigmentado idiopático". Os seus sintomas são lesões de cor arroxeada, planas ou elevadas e com uma forma irregular, hemorragias (quando causadas por lesões gastro-intestinais), dificuldade de respirar (quando causada por lesões pulmonares) e escarros com sangue (também pelas lesões pulmonares).

Tipos

O sarcoma de Kaposi, segundo A. Gessain (2005), apresenta-se em quatro formas epidemiológicas com desenvolvimentos clínicos distintos, nos diferentes grupos susceptíveis.

  • A forma clássica foi a primeira a ser descrita. Esta forma afecta sobretudo os homens (cinco a quinze vezes mais que as mulheres) com mais de 60 anos. É conhecido nas regiões orientais do Mediterrâneo, sobretudo as penínsulas Itálica e Balcânica e as ilhas gregas. A incidência observada nestas últimas entre os homens infectados por VHH-8 é de aproximadamente 1/3500. A patologia apresenta-se em forma cutânea, afectando sobretudo os membros inferiores e é indolente (não provoca dor).
  • A forma endémica foi descrita a partir da década de 1950 como uma das formas mais frequentes de cancro na África Central e Oriental. Em homens de idade avançada o curso pode ser semelhante à forma clássica, mas em pessoas mais jovens apresenta-se como um cancro muito mais agressivo, disseminado, com lesões multifocais (distribuídas) que no mínimo implicam as vísceras e afectando os gânglios linfáticos. Uma forma rara (5% dos casos) afecta crianças com a mesma frequência para ambos os sexos. Nessas regiões onde a seroprevalência do VHH-8 (reveladora da taxa de infecção) supera pelo menos os 50% nos homens adultos. Não obstante não há uma correlação perfeita entre os parâmetros, sendo a incidência baixa em algumas regiões onde a prevalência é extrema.
  • A forma pós-transplante começou a observar-se na década de 1970 em pacientes de transplante, sobretudo de rins, submetidos a tratamentos imunodepressores, como os que são usados para evitar a rejeição. A incidência do sarcoma de Kaposi é nestas pessoas superior a 500 ou 1000 vezes mais elevada que na população em geral. A infecção pelo VHH-8 pode ser anterior ao trasplante ou uma das consequências do mesmo.
  • A quarta forma é a associada ao VIH. Foi precisamente a ocorrência em um curto espaço de tempo, de um número inusitado de casos entre homens homossexuais da Califórnia (Estados Unidos da América) que alertou para o aparecimento da Sida ou AIDS. Nos países desenvolvidos a introdução de terapias antiretrovirais altamente activas reduziram a sua incidência, mas nos países onde a prevalência de ambos os vírus (VHH-8 e VIH) e os recursos sanitários escassos, o sarcoma de Kaposi converteu-se na forma de cancro mais comum, representando em alguns casos mais de 50% dos cancros. Em Odontologia, esta forma do Sarcoma também é utilizado no diagnóstico do HIV, por verificação de pústula na cavidade oral.

Não se observam diferenças histológicas e imunohistoquímicas entre as diferentes formas epidemiológicas, sendo as diferenças observadas mais importantes as relativas ao grau de desenvolvimento da lesão.


A SÉTIMA TEMPORADA DE DR. HOUSE

Para quem já assistiu todas as temporadas de Dr. House até a sexta, pasmem: já está chegando a 7ª Temporada, com novos diagnósticos e conflitos. Vamos ver se a Lisa e o Greg se entendem ou rompem de uma vez por todas. É até possível que venham a se dar bem, mas eu duvido. Só quem entende a cabeça do House são as suas epifanias. E quem é que entende as suas epifanias. Dá até para entender os sarcasmos, irritações etc. Será que ele vai se viciar a algum medicamento tipo vicodim? Como ele faz, apostaria com certeza que ele tem certo grau de psicopatia e vai voltar a viver solitariamente. Vocês duvidam?

quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

A ADMINISTRADORA LISA CUDDY

Lisa Cuddy é uma personagem da série de televisão americana House, M.D., interpretada pela atriz Lisa Edelstein. Cuddy é administradora geral do Princeton-Plainsboro Teaching Hospital. Até a quinta temporada da série pouco era conhecido sobre a família e a história de Cuddy. Ficou citado implicitamernte na 2ª temporada que ela é judia quando House diz sobre o JDate, um popular serviço de namoros judaico. Um pequeno Chanukiá também é visível quando House visita sua casa no episódio 15 da terceira temporada. Além disso, House usa a frase "Mazal tov" para parabenizá-la pelo nascimento do seu filho adotivo. Mais informações sobre a família dela são revelados no episódio "Adverse Events" ("Eventos Adversos") da quinta temporada quando se descobre que ela tem uma irmã e que seus dois pais estão vivos. Cuddy frequentou a Universidade de Michigan como uma licenciatura. Durante este tempo, ela conheceu Gregory House, que já era uma lenda no campus. O seu sonho de ser médica começou quando ela tinha doze anos, e ela graduou-se da escola médica com vinte e cinco anos como a segunda melhor na sua classe. Historia Cuddy freqüentou a Universidade de Michigan, onde ela conheceu Gregory House (Hugh Laurie), empregado seu futuro, com quem dividiu uma noite. Anos mais tarde, quando House sofreu um infarto na perna direita antes do início da série, ele foi tratado pela Cuddy na Hospital Princeton-Plainsboro. Durante a segunda temporada de House, é revelado que Cuddy está a tentar conceber um filho. House concorda em administrar as injeções duas vezes por dia necessários para que ela passasse por fertilização in vitro, e para manter o assunto em segredo.Quando carreira House está ameaçada pelo detetive Michael Tritter (David Morse), Cuddy comete perjúrio por falsificação de documentos e mentir no tribunal para encobrir suas faltas.Cuddy revela durante a quinta temporada que ela está planejando adotar um bebê, entretanto fica arrasado quando a mãe biológica da criança decide mantê-la. House a consola e os dois partilham um beijo apaixonado.No episódio "Joy to the World", Cuddy torna-se mãe adotiva de uma menina que nomes de Rachel. Na sexta temporada Cuddy começa a namorar Lucas um detetive particular.House continua a ter sentimentos por ela, ela diz para serem apenas amigos mas ele diz que é a ultima coisa que ele quer.No ultimo episodio da sexta temporada House da a Cuddy um livro médico escrito por seu bisavô, e ela confessa estar noiva de Lucas. No entanto no final do episodio ela vai ao apartamento de House e diz que terminou com Lucas, e confessa que apesar de ter tentado seguir em frente ela nao pode pois esta apaixonada por ele.No final do episodio eles se beijam.

O QUE É ONCOLOGIA?

A Cancerologia, também chamada de Oncologia, é a especialidade médica que estuda os cancros (tumores malignos) e a forma de como essas doenças se desenvolvem no organismo, buscando seu tratamento. Cada tipo de câncer tem seu tratamento específico: cirurgia, radioterapia, quimioterapia, hormonioterapia e outras inúmeras possibilidades, podendo ser inclusive necessária a combinação de tratamentos. Na oncologia atual é de suma importância o tratamento multidisciplinar, envolvendo médicos (oncologistas, cirurgiões, radioterapeutas, patologistas, radiologistas, etc.), enfermeiros, psicólogos, nutricionistas, fisioterapeutas Biomedicos e muitos outros profissionais, devido à enorme complexidade da doença e suas diferentes abordagens terapêuticas. O tratamento oncológico é sempre muito individualizado, sendo importante observar as necessidades e possibilidades terapêuticas de cada paciente. Pode ter intenção curativa ou paliativa (alívio dos sintomas objetivando uma melhora da sobrevida e da qualidade de vida). O Oncologista é o médico clínico especializado no tratamento das neoplasias, principalmente para a prescrição de quimioterapia, hormonioterapia e imunoterapia. James Evan Wilson é um personagem de ficção da série televisiva americana House, M.D., interpretado pelo ator Robert Sean Leonard. Wilson é chefe do departamento de oncologia do Princeton-Plainsboro Teaching Hospital, além de ser o único amigo de Gregory House. No entanto, não escapa das observações do médico, que insiste em tirar conclusões sobre sua vida pessoal. Já no primeiro episódio descobrimos que Dr. Wilson é judeu. Sua escolariedade é desconhecida até o momento, mas ele já apareceu usando um moletom escritp " McGill University". No episódio "Histories" é revelado que ele tem um irmão que não vê há 9 anos. Um exemplo da amizade que Wilson em com House ocorre em "Babies & Bathwater", em que Edward Vogler porpõe que o comitê de diretores do hospital demita House. Wilson, um dos membros do comitê junto à Cuddy, é o único que vota contra. Em resposta Vogler propõe e consegue, então, a demissão de Wilson. Logo depois quando Vogler deixa o hospital Wilson volta. É mostrado que ele já se casou várias vezes. Seu casamento atual, o terceiro, vai por água a baixo quando ele descobre que sua esposa está tendo um caso. Mas na verdade Wilson também não é inocente na arte de traição. Wilson frequentemente protesta sua reputação como um traidor serial, sem resultados pela parte de House. Ao flertar com enfermeiras House juntas as bolas e logo descobre o fracasso do terceiro casamento de Wilson. Wilson usando as mesmas roupas do dia anterior, comprando chocolates caros como sinal de culpa e pedido de reconciliação para a mulher, são pequenos detalhes que apenas House percebe. Como resultado do caso de sua mulher, Wilson se separa. Ele relutantemente fica na casa de House. House já se referiu a Wilson como: um amigo que ouve "obrigado" quando diz as pessoas que ela irão morrer. Na terceira temporada um detetive que esta querendo colocar House na cadeia, Michael Tritter, ameaça a carreira de Wilson se ele não testemunhar contra House. Quando Wilson se recusa, o policial congela sua conta no banco. Mesmo que ao longo da série Wilson se mostra preocupado com o vício do amigo. House se recusa a responsabilizar-se pelos atos do policial contra Wilson. No episódio "Finding Judas" Wilson concorda em testeminhar contra House, sem esse saber. Ele só fala quando House ataca Cuddy, dizendo que é bom que ela não consiga ser mãe, porque ela não leva jeito para isso, e dá um soco no rosto de Chase sem ser provocado. Wilson teme que seu amigo está fora de controle, ja que ele não esta podendo tomar seus remédios, e não esta pensando direito quando diagnostica um criança que precisa ter braço e perna ambutados. Felizmente para House Chase diagnostica correntamente a menina antes de ter seus membros amputados. Wilson é um dos pouco personagens da série com quem House discute seus assunto pessoais e mais importantes, e que consegue fazer com House dê risada.

O QUE É PATOLOGIA?

Patologia (derivado do grego pathos, sofrimento, doença, e logia, ciência, estudo) é o estudo das doenças em geral sob aspectos determinados. Ela envolve tanto a ciência básica quanto a prática clínica, e é devotada ao estudo das alterações estruturais e funcionais das células, dos tecidos e dos órgãos que estão ou podem estar sujeitos a doenças. A médica patologista Thirteen ou Treze é uma personagem de ficção da série televisiva americana House, M.D.. É interpretada pela atriz Olivia Wilde, e iniciou sua participação na quarta temporada. Como já sugere seu apelido, ela foi a concorrente de número 13 durante os jogos em que House escolheu os três novos membros de sua equipe. A sua mãe sofreu da doença de Huntington, e Thirteen tinha 50% de chance de ter herdado a doença. Ela, porém, não queria fazer o teste, e se recusa a ver o resultado quando House o faz; House também não vê. No último episódio da quarta temporada, impelida por House, 'Treze' finalmente faz o teste que dá positivo para Huntington. Nos episódios finais da 4a temporada, Foreman e House sugerem que ela é bissexual, o que é confirmado na 5a temporada. No episódio 5 uma das mulheres com quem Thirteen passou a noite passa mal e é atendida pelo doutor House. Seu nome real é Remy Hadley, dito por ela mesma no Episódio 8 da 5ª temporada.

O QUE É MEDICINA ESPORTIVA?

Medicina esportiva é uma especialidade médica que inclui segmentos teóricos e práticos da medicina com o objetivo de investigar a influência do exercício, do treinamento e do esporte sobre as pessoas sadias ou doentes, com a finalidade de prevenir, tratar e reabilitar." Desta maneira, se ocupa de avaliar e acompanhar os praticantes de atividade físico-desportiva antes, durante e após a prática desta atividade. Por outro lado, a Medicina Desportiva está direcionada não só a atletas de alto nível mas, também, pessoas não atletas que procuram utilizar a atividade física como meio de melhorar sua saúde. Dr. Lawrence Kutner (nascido Choudhary) foi um personagem de ficção da série televisiva House, M.D., interpretado pelo ator americano Kal Penn. O personagem entrou na equipe de House no episódio "Games", da quarta temporada da série. Sua especialidade é a medicina esportiva. Kutner cometeu suicídio no vigésimo episódio da quinta temporada. Dr. Lawrence Kutner foi o concorrente número 6 e depois de House demiti-lo, mudou seu numero para 9 para continuar nos jogos usados por House para escolher sua nova equipe.

QUEM É DOUTOR HOUSE?

Gregory House é um personagem fictício, protagonista da série americana House, interpretado por Hugh Laurie, que atuou como o pai de Stuart Litle 1 e 2. É um gênio da medicina, formado na Johns Hopkins University School of Medicine que lidera um grupo de diagnosticistas no Princeton-Plainsboro Teaching Hospital. A cada épisódio ele e sua equipe desvendam casos cada vez mais intrigantes que desafiam sua inteligência e raciocínio. House é descrito como um misantropo, cínico, sarcástico, e ranzinza, esta última uma das palavras mais usadas para definir o personagem em 2006. Na série, a cada novo episódio, ele e sua equipe enfrentam casos totalmente fora do comum, que desafiam sua inteligência e raciocínio, obrigam House a muitas vezes utilizar de práticas heterodoxas de diagnóstico, motivações terapêuticas radicais. Brilhante, Gregory valoriza mais a descoberta do quebra-cabeça, a ligação dos sintomas, para fazer o diagnóstico mais importante do que a vida do próprio paciente, e a racionalidade forte de House resultam em conflitos frequentes entre ele e sua equipe. Além disso, por trás dos casos médicos ainda são relatados a vida dos personagens e seus problemas pessoais. Também é mostrada com frequência a falta de empatia e simpatia de House por seus pacientes, uma prática que lhe proporciona mais tempo para resolver enigmas patológicos. O personagem é parcialmente inspirado em Sherlock Holmes. Só que ao invés de solucionar crimes, busca incansavelmente o diagnóstico das mais complicadas patologias. É um louco e um gênio ao mesmo tempo.

O QUE É CIRURGIA PLÁSTICA?

A cirurgia plástica tem por objetivo a reconstituição de uma parte do corpo humano por razões médicas ou estéticas. A cirurgia plástica se desenvolve sob duas facetas: a cirurgia plástica reparadora e a cirurgia plástica estética. A cirurgia plástica reparadora tem como objetivo corrigir lesões deformantes, defeitos congênitos ou adquiridos. É considerada tão necessária quanto qualquer outra intervenção cirúrgica. A cirurgia plástica estética é aquela realizada pelo paciente com o objetivo de realizar melhoras à sua aparência. A pessoa quando se submete a tal intervenção cirúrgica não a faz com intenção ou propósito de obter alguma melhora em seu estado de saúde, mas sim para melhorar algum aspecto físico que não lhe agrada, ou seja, corrigir uma deformidade que ela adquiriu ao nascimento por exemplo, como uma orelha proeminente ou em abano, outro caso como uma mama flácida que pode lhe dificultar um relacionamento afetivo. Situações que nao lhe causam prejuizo da ordem funcional, mas sim de ordem psicológica. Atualmente, as duas cirurgias plasticas esteticas mais realizadas no Brasil são a lipoaspiração e o implante de protese de silicone nos seios. Em qualquer cirurgia plástica, pretende-se que a zona afetada mantenha o seu funcionamento e, na medida do possível, um aspecto natural. Chris Taub é um personagem de ficção da série televisiva House, M.D. interpretado por Peter Jacobson. Se tornou membro da equipe de House, pois era infeliz como cirurgião plástico, entrou no episódio "Games", da quarta temporada. Dr. Taub é um cirurgião plástico e foi o concorrente número 39 nos jogos usados por House para escolher sua nova equipe.

O QUE É MEDICINA INTENSIVA?

Medicina intensiva é a especialidade médica que presta suporte avançado de vida a pacientes com desarranjo agudo de alguma função vital. A medicina Intensiva é uma especialidade médica dedicada ao suporte à vida ou suporte de sistemas e órgãos em pacientes que estão em estado crítico, que geralmente necessitam de um acompanhamento intensivo e monitorado. Os especialistas em cuidados intensivos são chamados intensivistas. Esta especialidade pode ser exercida por profissionais de diferentes áreas, como: anestesiologia, cardiologia, clinica médica e cirurgia. Robert Chase (Jesse Spencer) é especialista em medicina intensiva e ex-seminarista, é australiano, filho de um renomado médico, com quem não tem uma relação nada amistosa. Chase faz parte do grupo de Gregory House porque é facilmente manipulado pelo chefe, sendo uma espécie de marionete. Na primeira temporada, demonstra interesse por sua colega de trabalho Allison Cameron. Porém, segundo o colega de trabalho Dr. Foreman, Robert "não consegue olhar para ela sem pensar em 'algo mais'". Por isso, é vítima de várias tiradas sarcásticas de seu chefe Gregory House, e até da própria Cameron, que, em uma das sequências mais brilhantes da primeira temporada, pergunta a Chase e Foreman sobre que tipo de sexo seria capaz de matar algum dos dois. Então, respondendo às indiretas de Chase, ela responde: "Sim,o sexo mata. Seu cérebro manda informações de lá para ninguém-sabe-aonde, seus músculos sofrem graves contrações e apesar disso você se sente como se estivesse no céu. Ainda assim, se Deus não tivesse feito isso parecer tão bom, a raça humana teria sido extinta." Na terceira temporada, ele e Cameron se "encontram" involuntariamente em vários locais dentro do Princeton-Plainsboro Teaching Hospital, como um armário de limpeza, e até uma sala de terapia do sono. Chase e Foreman desconfiam que Cameron estivese jogando seu charme para cima de Chase só para causar ciúmes em House. Porém, na mesma 3ª temporada, ele e Cameron fizeram sexo. Mas ela diz que foram longe demais, o que aumenta as chances dela só querer causar ciúmes em House. No final da terceira temporada ele é demitido por House, mas na quarta temporada ele continua trabalhando no hospital, no setor de cirurgias. No último episódio da quinta temporada de House,ele e Cameron se casam. E mais a frente se divorciam. Na sexta temporada, depois de voltar para o time, assassina um ditador trocando os medicamentos dele, mas não é preso graças a House e Foreman. Mais tarde, Cameron acaba o deixando. Percebe-se facilmente que é cristão, pois num episódio da 6ª temporada vai confessar o seu pecado para com o paciente que matou, um ditador  cruel e genocida.

O QUE É IMUNOLOGIA?

Imunologia é o ramo da biologia que estuda o sistema imunitário (ou imunológico). Ele lida, entre outras coisas, com o funcionamento fisiológico do sistema imune de um indivíduo no estado sadio ou não, mal funcionamento do sistema imune em casos de doenças imunológicas (doenças autoimunes, hipersensitividade, deficiência imune rejeição pós enxerto); características físicas, químicas e fisiológicas dos componentes do sistema imune in vitro, in situ e in vivo. O ramo da imunologia que estuda a sua interação com o comportamento e o sistema neuroendócrino chama-se psiconeuroimunologia. Alison Cameron, é uma personagem fictícia da série televisiva médica americana House, M.D., interpretada por Jennifer Morrison. A dra. Cameron fez parte da equipe de diagnóstico do dr. Gregory House, no Princeton-Plainsboro Teaching Hospital em Nova Jersey e a sua especialidade é a imunologia. Antes de ir trabalhar para o Hospital Universitário de Princeton, ela foi interna numa clínica chamada: Mayo Clinic e foi uma das melhores alunas da sua turma. Cameron trabalhou para House por três anos ao lado de Dr.Eric Foreman e Dr.Robert Chase. Pouco se sabe sobre a família de Cameron, só temos a informação que ela tem um irmão e em um episódio, Chase fala da relação de seu pai com a sua mãe. No primeiro episódio da série, House nota o jeito de Cameron, a chamando de estranha pelo fato de não aceitar que um paciente morra ou por ter um certo aprego por eles. House também fala que pela sua beleza, poderia ser atriz ou modelo, mas não médica, o que prova que House só a contatrou por ela ser extremamente bela. No episódio "Maternidade", Cameron se vê incapaz de dar a notícia que o bebê morreu, fazendo Wilson falar no lugar por pena dela. No final do episódio, House vai até a sala onde esta se encontra para fazer algumas perguntas incluindo se ela tinha perdido um bebê, pelo fato de ter se preocupado tanto. Cameron se sente ofendida com a pergunta e sai, deixando House sozinho na sala. Quando está pra sair, vê um dos bebês, já curado, indo pra casa, o que parece dar uma sensação de felicidade e de alívio na médica.

ERIC FOREMAN E A NEOROLOGIA?

Neurologia é a especialidade médica que trata dos distúrbios estruturais do sistema nervoso. Especificamente, ela lida com o diagnóstico e tratamento de todas as categorias de doenças que envolvem os sistemas nervoso central, periférico e autônomo, incluindo os seus revestimentos, vasos sanguíneos, e todos os tecidos efetores, como os músculos. O correspondente cirúrgico da especialidade é a neurocirurgia. O neurologista, médico que se especializou em neurologia, é treinado para investigar, diagnosticar e tratar distúrbios neurológicos. O neuropediatra trata doenças neurológica em crianças. Neurologistas também podem estar envolvidos na pesquisa clínica, ensaios clínicos, bem como em pesquisa de ciências básicas da medicina. Eric Foreman é um personagem de ficção da série televisiva americana House, M.D.. Interpretado pelo ator Omar Epps. Foreman é um neurologista, e trabalha com House desde o episódio piloto. Com uma performance impressionante no Johns Hopkins Medical School, Foreman ingressou na Columbia University. Pouco se sabe sobre o seu passado, mas, sugere-se que a sua família passava por dificuldades. Talvez por conta disso, Foreman teve uma adolescência delinquente, invadindo casas e roubando carros. Inclusive, House, cita como fator primordial para a sua escolha, pois esse fato, torna-o uma pessoa de muita utilidade. Seu pai, Rodney, é um fanático religioso, enquanto que, a sua mãe faleceu com o Mal de Alzheimer. Foreman possui um irmão encarcerado por envolvimento com drogas, Marcus. Sua família possui um relacionamento tenso e emocionalmente distante, apesar disso, sempre retratada com muito amor.Foreman é tido como o membro da equipe mais equilibrado e com perfil de liderança. Por esse motivo a Dra. Cuddy chegou a coloca-lo na posição de chefe do House gerando apelidos hilários tais como "Blackpoleon Blackaparte". Em certo momento da trama chega a admitir que tem problemas de ego, principalmente, por sempre questionado (inclusive a si mesmo) sobre a sua semelhança com House. Este fato é evidente como ser o único membro da equipe que coloca a verdade aos seus pacientes mesmo que vá ferir os seus sentimentos. O fato que ao longo da trama, mesmo que Foreman odeie admitir, fica cada vez mais parecido com o “criador” House. Devido ‘a todos esses questionamentos, Foreman, chega a assumir papel de chefia no Mercy Hospital em New York. O ritmo adquirido no convívio com House e as apelações da Dra Cuddy fazem com que o mesmo retorne.

O QUE É PSICOSE?

Psicose é um quadro psicopatológico clássico, reconhecido pela psiquiatria, pela psicologia clínica e pela psicanálise como um estado psíquico no qual se verifica certa "perda de contato com a realidade". Nos períodos de crises mais intensas podem ocorrer (variando de caso a caso) alucinações ou delírios, desorganização psíquica que inclua pensamento desorganizado e/ou paranóide, acentuada inquietude psicomotora, sensações de angústia intensa e opressão, e insônia severa. Tal é frequentemente acompanhado por uma falta de "crítica" ou de "insight" que se traduz numa incapacidade de reconhecer o carácter estranho ou bizarro do comportamento. Desta forma surgem também, nos momentos de crise, dificuldades de interacção social e em cumprir normalmente as actividades de vida diária. Uma grande variedade de estressores do sistema nervoso, tanto orgânicos como funcionais, podem causar uma reação de sintomatologia, semelhante, porém não igual, a estrutura psicótica. Muitos indivíduos têm experiências fora do comum ou mesmo relacionadas com uma distorção da realidade em alguma altura da sua vida sem necessariamente sofrerem grandes consequências para a sua vida. Como tal, alguns autores afirmam que não se pode separar a psicose da consciência normal, mas deve-se encará-la como fazendo parte de um continuum de consciência. É o caso de Dr. House. Me parece que ele demonstra um grau rasoável de Psicose. Isso explica sua paranóia de em ver todos infelizes, já que não consegue ser feliz sem tomar frascos de vicodim. E também explica sua dificuldade de lhe dar com as pessoas, social e proficionalmente. E sua irritabilidade. Você não acha?

O QUE É EPIFANIA?

Epifania seria uma súbita sensação de realização ou compreensão da essência ou do afeto de alguém. O termo é usado nos sentidos filosófico e literal para indicar que alguém "encontrou finalmente a última peça do quebra-cabeças e agora consegue ver a imagem completa". O termo é aplicado quando um pensamento inspirado e iluminante acontece, que parece ser divino em natureza (este é o uso em língua inglesa, principalmente, como na expressão I just had an epiphany, o que indica que ocorreu um pensamento, naquele instante, que foi considerado único e inspirador, de uma natureza quase sobrenatural). Epifania também possui o significado de manifestação ou aparição divina. Diversos personagens históricos, na maioria líderes religiosos, filósofos, cientistas, místicos, escritores, teriam tido experiências epifânicas, dentre eles: Buda, Moisés, Arquimedes (com o célebre grito "eureka", epifania que lhe permitiu formular a lei do empuxo), Maomé ETC. No caso do Dr. House, é como se ele tivesse uma revelação divina, o oposto de sua crença ateísta. Cremos que Deus pode revelar ao homem algo que ele não entende, pois é um ser limitado.

quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

O QUE É UM MICROSCÓPIO ÓPTICO?

O microscópio  (ao lado, um de 1751) é um aparelho utilizado para visualizar estruturas minúsculas como as células. Acredita-se que o microscópio tenha sido inventado em 1590 por Hans Janssen e seu filho Zacharias, dois holandeses fabricantes de óculos. Tudo indica, porém, que o primeiro a fazer observações microscópicas de materiais biológicos foi o neerlandês Antonie van Leeuwenhoek (1632 - 1723). Os microscópios de Leeuwenhoek eram dotados de uma única lente, pequena e quase esférica. Nesses aparelhos ele observou detalhadamente diversos tipos de material biológico, como embriões de plantas, os glóbulos vermelhos do sangue e os espermatozóides presentes no sêmen dos animais. Foi também Leeuwenhoek quem descobriu a existência dos micróbios, como eram antigamente chamados os seres microscópicos, hoje conhecidos como microorganismos.

Os microscópios dividem-se basicamente em duas categorias:

  • Microscópio óptico: funciona com um conjunto de lentes (ocular e objetiva) que ampliam a imagem transpassada por um feixe de luz que pode ser:
    Microscópio de campo claro
    Microscópio de fundo escuro
    Microscópio de contraste de fase
    Microscópio de interferencia
  • Microscópio eletrônico: amplia a imagem por meio de feixes de elétrons, estes dividem-se em duas categorias: Microscópio de Varredura e de Transmissão.

Há ainda os microscópios de varredura de ponta que trabalham com um larga variedades de efeitos físicos (mecânicos, ópticos, magnéticos, elétricos). Um tipo especial de microscópio eletrônico de varredura é por tunelamento, capaz de oferecer aumentos de até cem milhões de vezes, possibilintando até mesmo a observação da superfície de algumas macromoléculas, como é o caso do DNA. (Fonte: Wikipédia)


O QUE É HISTOLOGIA?

Histologia (do grego hystos = tecido + logos = estudo) é o estudo dos tecidos biológicos, sua formação, estrutura e função. É uma das disciplinas fundamentais dos cursos das áreas biológicas e de saúde. Nasceu com os primeiros estudiosos que se utilizaram do microscópio: Robert Hook, Malpighi, Graw, Ham, Fontana e outros; muito antes que Meyer, em 1819, desse esse nome à ciência que descreve os tecidos dos animais e dos vegetais. O termo tecido foi, contudo, introduzido por Xavier Bichat.A observação de tecidos ao microscópio óptico é feita por transparência. É necessário que o tecido seja submetido a cortes finíssimos, através da sua inclusão num bloco de parafina, para ser cortado num micrótomo. Depois de cortado, retirada a parafina e colocado numa lâmina, o corte é fixado (para não se deteriorar) e corado. É comum a utilização de corantes que destacam determinadas partes das células (como o azul de metileno e o iodo). Essas lâminas então podem ser finalmente observadas ao microscópio óptico. Esses métodos histológicos são geralmente utilizados para a observação de tecidos animais.

O QUE É CITOLOGIA?

Citologia ou Biologia celular é o ramo da biologia que estuda as células no que diz respeito à sua estrutura, suas funções e sua importância na complexidade dos seres vivos, o que melhorou muito com a invenção do Microscópio óptico. A Citologia concentra-se no entendimento do funcionamento dos vários sistemas celulares, o aprendizado de como estas células são reguladas e a compreensão do funcionamento de suas estruturas. É um estudo detalhado dos componentes da célula. Estes componentes são de importância vital para a vida da célula e em geral para a vida dos seres vivos (os quais são formados por células). Os componentes que dão vida à célula compreendem: a membrana citoplasmática, o núcleo, as mitocôndrias, os retículos endoplasmáticos liso e rugoso, os lisossomos, o complexo de Golgi, nucléolo, peroxissomos, centríolos, citoesqueleto e cloroplastos e parede celular, sendo este último encontrado em bactérias, fungos e vegetais. (Fonte: Wikipédia)

A ANATOMIA HUMANA

"Anatomia humana é um campo especial dentro da anatomia. Ele estuda grandes estruturas e sistemas do corpo humano, deixando o estudo de tecidos para a histologia e das células para a citologia. O corpo humano, como no corpo de todos os animais, consiste de sistemas, que são formados de órgãos, que são constituídos de tecidos, que por sua vez são formados de células". Este é o conceito da Wikipédia. O Corpo humano na verdade é muito complexo e cheio de sistemas e microsistemas complicados e é necessário que aprendamos pelo menos um pouco do nosso complicado e mortal corpo humano. Bemvindos! Na verdade não intencionava estudar o corpo humano, mas a série Dr. House me despertou grande curiosidade. Doenças e mais doenças. Órgãos e mais órgãos. Precisamos estudar o nosso corpo para não precisar de médicos medíocres. Dr. House foi inspirador. Quem dera tivéssemos alguns no nosso Sistema Público de Saúde. Os hospitais particulares têm alguns e são bem equipados. Coitados de nós!